sábado, 21 de novembro de 2015

Estado Islâmico

Autores: William Antônio, Lucas dos Anjos, Rebeca de Jesus 


Resumo: O Estado Islâmico é um grupo terrorista que desde 2003 tem cometidos vários atos ao redor do mundo, e tem como principal dominar o mundo de impor suas ideias tanto politicas tanto religiosas para que os infiéis possam se converter, caso isso não acontecer só lhes resta a morte.


O grupo do ISIS (Estado Islâmico no Iraque e na Síria) é um dos grupos terroristas mais famosos no momento. Um dos fatores para a criação do Estado Islâmico foi a invasão ao Afeganistão em 2001 que dias depois do ataque aos 11 de setembro do mesmo ano foi criada por George W. Bush a famosa “Doutrina Bush” que é uma doutrina que abre uma grande ênfase a combater o terrorismo e então foram enviadas tropas para combater o terrorismo, dois anos mais tarde acontece a invasão ao Iraque em 2003 que é um pais ao lado do Afeganistão e que foi culpada pelo os EUA a dar apoio a diversas organizações terroristas inclusive a Al-Qaeda, já a outra desculpa que os Estados Unidos é que então líder daquela época Saddan Hussein e seu exército tinham armas de destruição em massa e com essas justificativas eles invadiram esses dois países. Com a caída do presidente do Iraque Saddam Hussein do poder o povo sunista que eram minoria no pais perderam certos privilégios que tinham por terem um líder do mesmo seguimento que eles, lembrando que o Islamismo tinha duas divergências: Xiitas e Sunistas. A maioria da população no Iraque era de Xiitas, grupo oposto ao do governo, com o líder Sunista caído e sunistas perdendo espaço e revoltados com a invasão estadunidense criam forças para formar um grupo para tentar ter uma certa vingança. O grupo terrorista do EI é considerado um dos mais perigosos do mundo segundo analistas.
                                           


                                               (Bandeira do Estado Islâmico.Fonte:Internet)                                                             
Formado por mais de 200 mil combatentes sunitas, o grupo do EI foi fundado no Iraque em 2003 e migrando-se parte do grupo para a Síria onde ocorre a primavera árabe e atualmente chegaram no norte do continente africano na Líbia e Egito. Em 2011 o grupo ganhou maior força depois das retiradas das tropas americanas no Iraque, fazendo assim com que a expansão o grupo fosse maior impactando cada vez mais países e territórios abalados. Um fator bem preocupante é que o Estado Islâmico ocupa sempre países e territórios aonde ocorrem conflitos facilitando assim o domínio de lugares onde a ausência de poder é visível. Ele tem como base para fazerem toda esta operação o Suna e os 5 pilares do Islamismo, o primeiro são as preces cotidianas, segundo a observação do mês do Ramadan, o terceiro que é a peregrinação a Meca, em quarto temos o pagamento do Zakat que é uma espécie de dizimo bem parecido ao do cristianismo aonde é pago 2,5% do lucro pessoal e é dado a liga mulçumana e o quinto pilar é a Jihad (palavra árabe que significa “esforço no caminho de Deus”). A palavra Jihad está liga a uma guerra santa, entretanto o povo muçulmano é dividido em pessoas que levam a palavra do Alcorão ao extremismo e outros que acreditam em um Jihad mais pacifico onde é possível levar o Islã de forma mais amigável, que não é o caso do EI onde acreditam em uma Jihad sangrenta utilizando-se da força brutal e da luta armada e assim são chamados de mulçumanos extremistas.
                                             


(Área com influência do Estado Islâmico. Fonte: internet)

A principal missão do Estado Islâmico é criar um país que siga todas as leis do islamismo onde será liderado pelo Califa. O grupo do Ei tem o seu próprio Califa, nada mais é que o que eles acreditam ser o sucessor de Maomé e que ela será tanto um líder tanto religioso quanto político. Toda está ocupação de território e dominação total tem como objetivo um califado, que é quando o grupo domina um certo território e praticamente obrigam todos os mulçumanos presentes naquele local a seguirem o islã tradicional que na visão do Estado Islâmico parte dos mulçumanos estão completamente corrompidos pelo lado ocidental e assim ficando impuros. Uma corrente de pensamentos que o grupo segue é o Salafismo. Salafismo é um movimento político que evoca a união da todos os mulçumanos para a criação de uma Jihad, uma guerra santa ainda maior contra o ocidente.
No começo foi formado uma coalisão com 4 países integrados a ela: Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Jordânia. Mas até o momento, segundo a ONU, mais de 60 países se reunirão para combater o Estado Islâmico, mas nem todos os países mandaram seus exércitos e nem combatentes para o confronto, mas sim darão apoio logísticos e outros afins.
O Estado Islâmico prega um terrorismo sem fronteiras e chama bastante atenção pelo meio de recrutamento Jihadista que tem feito com os jovens do ocidente, há grupos associados ao Estado Islâmico norte-americanos, japoneses, italianos, alemães, espanhóis e muito mais, salafistas espalhados por todo o globo para ter seus planos exterminação de todos os seres impuros e que não creem na sua religião e em seu deus.
Para todos esses feitos que o Estado Islâmico tem feito eles têm um grande recurso econômico que são as zonas petrolíferas situadas na Síria. Todo esse petróleo é vendido ilegalmente no mercado negro, outra fonte de renda bastante lucrativa para eles é o saqueio, roubo a cidades e a bancos, e tudo isso serve para financiar todas as atividades deste temido grupo.
O grupo por vez comete vários ataques, tanto em países estrangeiros tanto em seu próprio território. No ano de 2015 o EI cometeu vários atentados, incluído eles o um massacre que ficou conhecido como o “massacre de Charlie Hebdo”, um atentado que atacou um jornal que fazia sátiras aos mulçumanos e o resultado foi de 12 pessoas mortas, outro atentado mais recente foi do dia 13 de novembro de 2015 onde vários Jihadistas cometeram atentados na França, explosões perto do Stade de France deixaram vários mortos. Além dele, ocorreram três tiroteios ao mesmo tempo, entre eles o ataque à casa de shows Bataclan que deixou 112 mortos. Segundo a prefeitura da capital Paris dezenas de pessoas ficaram feridas em diversos pontos da cidade.
O Estado Islâmico é um mal a ser combatido, um grupo muito bem organizado e com uma vasta experiência militar. Mesmo eles tendo a pretensão de impor todos os seus pensamentos e políticos de forma absolutamente absurda é necessário que todos os países se unam para acabarem de uma vez por todas com esta organização terroristas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário